segunda-feira, 30 de junho de 2008

Aula do dia 17/06/08



Finalizando a Oficina de Corpo e Movimento da Escola Professor Hilton Rocha neste 1° Semestre de 2008, a Oficina de Jogos, Brinquedo e Brincadeiras preparou junto ao grupo de alunos pertencentes a oficina, uma apresentação de um circuito para o restante da escola com parte das atividades vivenciadas durante o estágio.

"Não se sonha com ideias ensinadas."
Beachelard,p.180

Os corpos sabem - brincar não se ensina de maneira literal. E sua beleza não se explica. É intríseca á brincadeira.
Entre mãe e filha, numa relação afetuosa, brincar pode ser um modo integrar tempo e espaço, num acontecer de fuga do vazio para o cheio. Na solidão experienciada, cada criança, poderá encontrar algo que estava vivo em sua mãe, inicialmente. Essa será, para a criança, uma experiência estética.
É do que é sensível que se origina o brincar criativo. Brincar é bom de viver e de olhar: é comtemplativo tanto para a criança que brinca ,como para o adulto que a observa.
A brincadeira inclui a essência da beleza e da poesia. Possui uma lógica imaginativa, lógico-lúdica que não vem de dentro, nem tampouco de fora: faz-de-conta...
A estética do brincar está na criança na praia e em seus catelos de areia.
Um pensar, sentir e fazer ético do brincar nunca será predominantemente narcísico. Implicará sempre o diálogo com o não-eu, implicará descentramento - e também sintonia de generosidade amorosa, em cada criança tem o direito de ser " filhote", "cria" de seus pais.
O brincar então tem hora sim. É o timing do brincar contemplativo - do exercício de uma filosofia do brincar; busca de um espaço de sutileza, da brisa poética, ética e estética.
Apropriar-se deste tempo é um direito de cada criança no mundo. Inserir essa temporalidade é dever do adulto. Atmosfera de respeito em que cabe também um ritmo que não é o da ampulheta, nem e do brincar com brinquedos/ " funcionais".
O adulto que não brincou talvez possa resgatar seus impulsos lúdicos, vendo seu filho crescer e bricando com ele: sem omissão, nem tampouco invasão.
Adultos livres, iguais e fraternos podem criar seus filhos sob preceitos iluminados que propicia o sonho de uma infância feliz. Amor, humor e valor de infância: adultos bem-humurados criam crianças bem-aventuradas.
Crianças tiranizadas se transformam em reizinhos mandões.

sábado, 28 de junho de 2008

Aula do dia 10/06/08



Devido a "Semana do Conhecimento" realizada no ISEAT- Instituto Superior de Educação Anísio Texeira da Fundação Helena Antipoff, não comparecemos a Escola Municipal Professor Hilton Rocha. Sendo a aula deste dia ministrada pelas professoras Eliana e Fernanda.


Aula do dia 03/06/08


Organização do Encerramento

Nesta aula, conversamos com os alunos sobre o encerramento da oficina de jogos brinquedo e brincadeira, o que seria legal está sendo apresentado por eles, baseado nas ofinas realizadas.
Então a Professora Fernanda sugeriu ao grupo de estarmos realizando um circuito com parte das atividades desenvolvidas com os alunos. A turma gostou da sugestão e com isso relembramos o que foi aprendido na oficina para organizarmos como seria a apresentação para a escola. Depois nos dirigimos à quadra onde esquematizamos o que seria feito na apresentação.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Aula do dia 27/05/08


Vivências e alterações da queimada xadrez

A proposta para aula desde dia foi, reavaliarmos juntos a queimada xadrez da aula passada, destacando os pontos possitivo e negativo para juntos recriarmos outras práticas.

Em um segundo momento fizemos a vivência na quadra a partir das modificações sugeridas pelos alunos na queimada xadrez. Onde pudemos constatar o poder de criatividade dos alunos em criar novas regras e modificações que ampliaram as possibilidades de se realizar e construir outros jogos.

Reflexão:

Deixar que os
jovens percebam que a organização contribui para um melhor aproveitamento do tempo, das energias e dos recursos de que dispomos. Assim,os combinados se referem ao uso do tempo, do espaço, dos materiais e das atitudes facilitadoras da interação entre as pessoas.


O Brincar Criativo

Os adultos que estão próximos de crianças devem estar atentos ao grande e ao particular; sabendo reconhecer as etapas do crescimento, mas tendo presente que cada criança é uma mistura de cada característica ao seu modo.

Se os adultos estiverem em sintonia, sensibilizados, enxergando a criança como uma pessoa em crescimento, seu afeto e respeito prevalecerão; e esse clima sentido por ela - que se verá, acima de tudo, querida e valorizada, independentemente do jeito que brinque, quer que demonstre maior ou menor compreensão e inteligência, quer use seus brinquedos de melhor forma ou até mesmo quer use os brinquedos ou não - também prevalecerá. E esse será um bom começo. Criança constrói seu conhecimento com brincadeiras, jogos, jogos dramáticos, e jogos com regra.

Aula do dia 20/05/08


Queimada Xadrez/Construçaõ e Prática


Neste dia relembramos as peças e algumas jogadas do xadrez com os alunos.

Depois juntos contruimos as jogadas da Queimada Xadrez,onde os alunos classificaram os que as peças do xadrez representaria no jogo de queimada.


Decidiram que o objetivo do jogo seria queimar o Rei e a Rainha para ser o vencedor.


Cavalo = ajudaria na proteção/pode ser queimado

Torre = ajudaria na proteção / mas não pode ser queimada

Peão = ajudaria na proteção /pode ser queimado

Bispo 1 = se for queimado conta quem é o Rei

Bispo 2 = se for queimado conta quem é a Rainha


As equipes não saberam quem são o rei e a rainha adversária.

Reflexão

Foi uma aula muito divertida,pois houve interação de todos os alunos na construção da aula.
Perceber o quanto é importante a parcela de participação de cada um para a força do conjunto.