segunda-feira, 31 de março de 2008

Aula do dia 11/03/2008

Tendo em vista elaborar e desenvolver atividades junto a estudantes da EJA da Escola Municipal Hilton Rocha. Iniciamos nossa aula com a cantiga ‘escravos de jó’, com intuito de valorizar aspectos da cultura popular brasileira e possibilitar aos alunos relembrar aspectos vividos em sua infância. Durante a realização da aula foi explicado aos alunos o contexto histórico desta cantiga:

A CANTIGA ERA UMA ESTRATÉGIA DE FUGA DOS ESCRAVOS PARA OS QUILOMBOS, que na época da escravidão, Jó grande fazendeiro de café, possuía muitos escravos. Estes além de sofrerem castigos diversos, não podiam conversar durante a colheita nem na senzala á noite, a única forma de combinarem suas fugas era através de cantigas entoadas durante o trabalho e em algum dialeto para que os brancos não compreendessem.

ESCRAVOS DE JÓ = escravos pertencentes à fazenda de Jó

JOGAVAM CAXANGÁ= tipo jogo de pedrinhas ou ifá para tirar a sorte de quem seria o escolhido ou escolhidos à fugirem para o quilombo

TIRA= os escravos que seriam tirados da senzala naquela noite de fuga

PÕE= seria posto ou colocado em rota de fuga

DEIXA FICAR= ao jogar essas pedrinhas, as que sobravam seriam os escravos escolhidos para vigiar durante as fugas.

GUERREIRO COM GUERREIROS= escravos guerreiros filhos de pai José, reprodutor e guerreiro que lutava pela liberdade dos irmãos.

FAZEM ZIGUE-ZIGUE-ZÁ= andavam e corriam em zigue-zague para escapar e confundir os capitães do mato durante a caçada aos fujões!

No segundo momento foi realizada a cantiga “de abóbora faz melão” como forma de integração e descontração entre os alunos e professores.

No terceiro momento realizamos a dinâmica do coração: - De posse de uma folha desenha-se um coração e divide-o ao meio onde serão escritos ou desenhados sobre acontecimentos que marcaram seu passado, presente ou futuro.

Reflexões:
- nesta presente aula pudemos constatar como é importante o resgate de jogos, brinquedos e brincadeiras para os nossos alunos. Como se identificaram com as atividades de cantigas de roda mesmo alguns alunos tendo ficado com um pouco de vergonha de dançar e expressar-se diante do grupo de colegas.
- com a dinâmica do coração pudemos ampliar o nosso canal de comunicação com nossos alunos; aqueles que sentiram um pouco de dificuldades para falar sobre si e suas expectativas através de desenhos ou frases. Obs.: faltou aos estagiários dar o enfoque para o jogos, brinquedos e brincadeiras o que será trabalhado na próxima aula com a criação de um banner pelos alunos.

Nenhum comentário: