domingo, 20 de abril de 2008

Aula do dia 08/04/08

Para a presente aula ficou definido pelo grupo de estagiários o desenvolvimento da “queimada”, onde seriam expostas aos alunos algumas variações desta brincadeira entre outras coisas. Devido ao excesso de chuva neste dia o grupo de alunos da E. M. Hilton Rocha reduziu-se a 30 alunos; o que gerou mudanças na forma de realização das 6 oficinas.

Neste dia foi realizada uma única oficina com os 30 alunos presentes na escola sendo realizado no primeiro momento uma aula de ginástica e no segundo momento aula de dança com ritmos variados. Na aula de ginástica observou-se uma maior participação dos alunos em contrapartida à aula de dança.

Reflexões:
- Em dias atipicos podemos fugir a modelos de aulas padronizadas nas quais os alunos são passivos e meros reprodutores de movimentos?
- Como o professor de Educação Fisica que não domina determinada atividade pode ensinar ou incluir todos os alunos nesta mesma atividade?
- Partindo do pressuposto de que quem aprende ensina e quem ensina aprende, como é possível mudar a visão de que determinadas atividades devem ser ensinadas apenas por pessoas que as dominam?
- Em que sentido os cursos de formação podem contribuir para o desenvolvimento de uma visão critíca do educador antes, durante e após o seu fazer pedagógico?(ter o conhecimento e perceber a dificuldade dos alunos em compreender e construir o conhecimento).

sábado, 19 de abril de 2008

Aula do dia 01/04/08

Neste dia,o que fizemos foi a confecção do brinquedo balangandã, ja conhecido por alguns alunos.

Demostramos o brinquedo e algumas curiosidades a respeito de como surgiu o balangandã.
Logo em seguida começamos a confeccionarmos em sala de aula, e vivênciamos no pátio,com brincadeiras e cantigas de roda ensinadas pela professora Fernanda que nos acompanha na oficina.

Reflexões:

As oficinas não são simples espaços físicos,mas ajudam na contrução da aprendizagem e a definição de um determinado objetivo, a confecção do balangandã teve resultados obtidos como a socialização,troca,partilha, ajudando os mais tímidos a se relacionarem com mais facilidade.


Esclarecendo duvidas com professor Admir!!!

Qual seria nosso objetivo na aula propondo jogos,brinquedo e brincadeiras para os alunos?

Os alunos participarem e sairem satisfeitos?
Os alunos lembrar da infância?
Muitas duvidas!!!!!!!!!


A partir de um debate com o grupo definimos que dos objetivos seria.
Que os alunos da EJA ainda tem o direito de brincar,e,que a brincadeira e formativa.
Através dos jogos ,brinquedos,e brincadeiras garantir as reflexões sobre cultura,história entre outros....

sábado, 5 de abril de 2008

Aula do dia 25/03/2008

A partir da criação do banner, ficou definido para esta aula o resgate de brincadeiras como pular corda e rouba bandeira.

Como primeira atividade, realizamos a brincadeira de pular corda onde os alunos puderam vivenciar e resgatar brincadeiras relacionadas a este brinquedo momento foi realizado

Reflexões:

- até o presente dia, todas as aulas haviam acontecido dentro de sala; através de sugestões dos próprios alunos, percebemos que podemos fazer a apropiação de outros espaços existentes na escola além das salas de aulas. Já que tinhamos o receio de que eles não aceitariam fazer estas aulas em espaços "abertos" .

Aula do dia 18/03/08

As carteiras na sala de aula foram organizadas em circulo para facilitar o trabalho em grupo. Foram dispostas revistas, colas, tesouras, a fim de possibilitar a elaboração de um banner pelo grupo. O banner foi elaborado com recortes de jornais, revistas. Os alunos também desenvolveram e escreveram frases sobre as expectativas deles em relação às aulas desta oficina.
Através da elaboração do banner pudemos perceber que os alunos têm a expectativa de que sejam desenvolvidas atividades que façam um resgate das brincadeiras que se perderam no tempo: pular corda, pega-pega, escone-esconde, amarelinha, passar o anel, rouba-bandeira, cabra cega, cantigas de roda e queimada.

Reflexões:
- após a criação do banner este material servirá como referência para os próximos trabalhos a serem realizados na turma juntamente com a confecção de jogos, brinquedos e brincadeiras entre alunos e estagiários.